Elvas à Vista
Museu de Arte Contemporânea de Elvas
Agosto 2007



Portugal é um país pequeno, geograficamente falando. O MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas fica a duas horas bem guiadas de Lisboa, e no entanto estamos na fronteira, na província. Sendo um museu municipal, apresenta como acervo a colecção António Cachola, constituída por arte contemporânea nacional. No dia da inauguração, 7 de Julho, estava um calor infernal, nada propício ao uso de roupas mais adequadas à ocasião. Cheguei a Elvas e pus-me à sombra a tentar perceber a mobilização popular para o evento. Sabia à partida que de Lisboa viria muita gente. Em Elvas até os anúncios manuscritos em toalhas de papel, colados nas montras dos cafés são bilingues. Na praça principal, vedada, montavam-se as mesas para o jantar que se seguiria, à volta as pessoas olhavam curiosas. Assavam-se porcos inteiros em meios bidons. Em frente ao museu preparava-se o palanque para os discursos do costume.

Fiquei completamente perdido no who is who do jet-set elvense. Fotografei as pessoas mais assediadas pelos jornalistas sem fazer ideia de quem seriam. A partir das 7 horas houve banda filarmónica em desfile, danças de rancho folclórico, coro alentejano, ministra da cultura e descentralização e muito calor. Tudo isto na rua, tudo isto ao sol, e nem um bebes & bebes para refrescar os ouvidos do povo. Três águas minerais mais adiante, ainda houve presidente da câmara a fazer comício e senhor prior a rezar missa campal e a atirar aguinha à parede do museu (que a arte seja contemporânea, mas benzidinha e com o senhor no meio de nós!).

Entretanto fiquei sem bateria na máquina fotográfica, dada a extensividade do programa de festas. Valeu-me a Ana Vidigal que, não só me emprestou uma máquina, como tirou ela algumas das fotografias.

Era noite quando se entrou no museu para ver a colecção. Seria este o objectivo da visita? As pessoas eram muitas e a porta pequena, as entradas controladas. Ainda me demorei na rua, pensei em não ir, mas tal como toda a gente, depois das duas horas passadas, achei que poderia ser refrescante.



























Sem comentários:

Enviar um comentário