Nova Vaga
Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection
Julho 2007




No passado dia 26 de Maio inaugurou no Art Center da Ellipse Foundation de Alcoitão a exposição de Hedi Slimane, o super ex-menino Dior, que além de fashion designer dá uma perninha como artista, outra como amigo de pop stars e top models e ainda tem tempo para vir a Lisboa a convite do comissário Alexandre Melo. Na exposição “Costa da Caparica 1989” mostra a série fotográfica homónima, além de trabalhos realizados especificamente para o local e de outras fotografias de conhecidas séries do artista, “imagens que reflectem a verdadeira obsessão de Slimane pela música e pela nova vaga de rock dos últimos anos”. Depois de vista a exposição ninguém duvida que a sua obsessão seja verdadeira.

O nome (marca) Slimane foi suficiente para fazer acorrer à inauguração diversos nomes da moda portuguesa que de outro modo, e salvo raras excepções, nunca poriam os olhos na excelente colecção da Ellipse, exposta nos outros espaços do Art Center. A moda foi ver arte porque a arte está na moda e Slimane é o exemplo de como a combinação entre a imagem do artista urbano-depressivo-torturado (please take me home!) e o marketing inerente ao seu nome pode ser perfeita. A Fashion People deslumbrou-se com a ideia de privar com ele e o Art World deliciou-se em ironias cínicas, de quem desdenha quer comprar.

Falar com ele é constatar que certos estereótipos pomposos e arrogantes associados às divas da moda estão definitivamente passés. Hedi não é um diabo, nem veste Prada. Admirador confesso da juventude, cultiva uma simplicidade e uma simpatia quase ingénua e desconcertante, por muito que lhe custe a pose estudada. Perguntei-lhe onde tinha tirado as fotografias, respondeu-me que na altura, como não tinha dinheiro, saiu do autocarro na Caparica e ficou na praia em frente. Eu acreditei. Fica sempre bem mostrar que já se andou a contar os trocos... e que se adora os subúrbios e Dior… Segundo a Wikipédia, Slimane já afirmou em várias entrevistas que não bebe alcool, não fuma, não se droga e que se alimenta essencialmente de papas de bebé ou de alimentos que não tenha de mastigar. Eterna juventude?

Neste Verão e até 9 de Setembro existem duas hipóteses. Ir a Alcoitão ver a versão romantizada a preto e branco dos banhistas da Caparica em 1989 ou ir à Nova Vaga ou a qualquer outra praia da Caparica admirar os originais e misturar-se com eles. Se levar alguma coisinha Dior é melhor que seja discreta. Não vá o diabo tecê-las.



























Sem comentários:

Enviar um comentário